quinta-feira, 29 de março de 2012

RETIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO 6 DO PLANTÃO DE 29/03/2012

A questão 6 da folha de exercícios do plantão de 29/03/2012 há um erro observado pela aluna VITÓRIA.
A explicação dada em sala não está correta, confundi com outra matéria aplicada com outros alunos em outra escola, que ainda não estudamos.
A questão correta é "A", porém não temos um FUTURO DO SUBJUNTIVO, mas sim um PRESENTE DO SUBJUNTIVO.
Parabéns a aluna Vitória pela observação e atenção ao exercício.
Fica retificada a questão.

Bom simulado a todos.
Professor Edilon

segunda-feira, 26 de março de 2012

EXERCICIOS DE REGRA DE TRêS

Questões:

01. Uma gravura de forma retangular, medindo 20cm de largura por 35cm de comprimento, deve ser ampliada para 1,2m de largura. O comprimento correspondente será:
                                
a) 0,685m
b) 1,35m
c) 2,1m
d) 6,85
e) 18m
                                
                                
02. Uma máquina varredeira limpa uma área de 5100m
²
em 3 horas de trabalho. Nas mesmas condições, em quanto tempo limpará uma área de 11900m²?

a) 7 horas
b) 5 horas
c) 9 horas
d) 4 horas
e) 6h e 30min


03. Num acampamento avançado, 30 soldados dispõem de víveres para 60 dias. Se mais 90 soldados chegam ao acampamento, então, por quanto tempo o acampamento estará abastecido?


04. Um alfaiate pagou R$ 960,00 por uma peça de fazenda e R$ 768,00 por outra de mesma qualidade. Qual o comprimento de cada uma das peças, sabendo-se que a primeira tem 12m a mais do que a segunda?


05. De duas fontes, a primeira jorra 18l por hora e a segunda 80l. Qual é o tempo necessário para a segunda jorrar a mesma quantidade de água que a primeira jorra em 25 minutos?
 

sexta-feira, 23 de março de 2012

AULÃO DE BIOLOGIA 20-03

FATORIAL CURSO PREPARATÓRIO
Profº Luiz Fernando Moura de Oliveira
Ciências Biológicas

Revisão 20-03

Célula animal
A palavra célula foi usada pela 1° vez em 1665, pelo inglês Robert Hooke (1635-1703).
Célula animal é uma célula que se podem encontrar nos animais e que se distingue da célula vegetal pela ausência de parede celular e de plastos.Possui flagelo, o que não é comum nas células vegetais.
  1. Nucléolo: armazena carga genética
  2. Núcleo celular: cromossomos do DNA
  3. Ribossomos: faz a síntese de Proteínas
  4. Vesículas
  5. Ergastoplasma ou Retículo endoplasmático rugoso (RER): transporte de proteínas (há ribossomos grudados nele)
  6. Complexo de Golgi armazena e libera as proteínas
  7. Microtúbulos
  8. Retículo Endoplasmático Liso: transporte de proteínas
  9. Mitocôndrias Respiração
  10. Vacúolo: existem em célula animal, porém são muito maiores na célula vegetal, serve como reserva energética.
  11. Citoplasma
  12. Lisossomos: digestão
  13. Centríolos: divisão celular

Célula vegetal

A célula vegetal é semelhante à célula animal, mas contém algumas peculiaridades como a parede celular e os cloroplastos. Está dividida em: componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos e componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento.

TEORIA DA EVOLUÇÃO


As idéias gerais da Teoria da Evolução das Espécies sofreram, aos poucos, alterações e aperfeiçoamentos. Todavia, as teses do evolucionismo subsistem até hoje (A ORIGEM DAS ESPÉCIES, 1859).

Varias teorias surgiram destacando-se entre elas as teorias de LAMARK e de DARWIN, mas atualmente foi formulada a teoria sintética da evolução denominada Neodarwinismo, que incorpora conceitos modernos da genética.

Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829).

Naturalista francês foi o primeiro cientista a propor uma teoria sistemática da evolução.
Segundo Lamarck o princípio evolutivo estaria baseado em duas leis fundamentais.
Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que essa se desenvolva, e o desuso faz com que atrofiem.

Charles Darwin (1809-1882).

Naturalista inglês desenvolveu uma teoria evolutiva que é à base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural.
Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes.
Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.

A teoria sintética da evolução.
A Teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essência as noções de Darwin sobre a seleção natural e incorporando noções atuais de genética. A mais importante contribuição individual da Genética, extraída dos trabalhos de Mendel, substituiu o conceito antigo de herança através da mistura de sangue pelo conceito de herança através de partículas: os genes. A teoria sintética considera, conforme Darwin já havia feito, a população como unidade evolutiva.

Seleção Natural

Em 1838, ao conhecer profundamente e acompanhar as conclusões do trabalho sobre populações, feitos pelo inglês Thomas Malthus (1766-1834), Darwin concluiu que, quando uma população cresce, os indivíduos passam a competir entre si por recursos, como alimento, abrigo e parceiro sexual. Apesar de aparentemente iguais, indivíduos da mesma espécie têm muitas características diferentes, ou seja, apresenta variações entre si, o que permite que determinados indivíduos sejam mais ajustados – adaptados – ao ambiente e ao seu modo de vida do que outros.
Na luta pela sobrevivência, esses mais aptos teriam maiores chances e, portanto, poderiam deixar um numero de descendentes, que herdariam essas características favoráveis. A diversidade de forma que encontramos seria, então, uma lenta conseqüência da diversidade de adaptações desses organismos aos variados ambientes. Darwin havia encontrado, assim, a resposta que procurava: havia uma seleção natural entre os seres vivos, responsáveis por manter os mais aptos e eliminar naturalmente os menos aptos.

Pensando nas Variações

A comparação da estrutura interna dos mamíferos é uma das evidencias da evolução. Ela mostra que todos os mamíferos tiveram um ancestral comum, originaram-se, portanto de um mesmo grupo de animais. Supõe-se que ele tenha se espalhado por ambientes diferentes e apresentando variações naturais ao acaso, as quais, entretanto, podem ter lhe trazido algum tipo de beneficio apenas em determinadas situações.
Imagine, por exemplo, que umas dessas variações ao aparecimento de um mamífero com nadadeiras no lugar de pernas em ambiente terrestre. Ele não estaria adaptado para se locomover em terra com as mesmas chances de sobrevivência que um animal com pernas e, por isso, teria dificuldade para viver e deixar descendentes. As alterações que ocorrem nos seres vivos no processo evolutivo nem sempre melhoram suas condições de sobrevivência. No caso anterior, por exemplo, a variação não seria benéfica para aquele individuo e pela seleção natural ele seria eliminado.

Exercícios

1-Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre a cor de pele na espécie humana.
1)         A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.
À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.
(Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002).
Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes ideias
a) da Teoria Sintética da Evolução.
b) darwinistas
c) neodarwinistas
d) lamarckistas
e) sobre especiação
2-Considere as afirmativas a seguir.
I) As mutações, sendo fonte de variabilidade genética, ocorrem continuamente com o propósito de adaptar os indivíduos ao ambiente.
II) A migração permite que se estabeleça fluxo gênico entre populações diferentes, diminuindo as diferenças genéticas entre elas e reduzindo a chance de especiação.
III) A seleção natural não altera a freqüência dos genes.
IV) O estabelecimento de uma nova população, a partir de poucos indivíduos que emigram da população original, é um exemplo de princípio ou efeito do fundador.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS.
a)    I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV
3--Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.
1) O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocínio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa característica para os descendentes.
2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE! Segundo esse raciocínio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Conseqüentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas características.
As afirmações 1 e 2 podem ser atribuídas, respectivamente, a:
a) Lamarck e Darwin.
b) Hardy-Weinberg e Lamarck.
c) Pasteur e Redi.
d) Spallanzani e Hooke.
e) Oparin e Miller.


quarta-feira, 21 de março de 2012

sexta-feira, 16 de março de 2012

Lembrete sobre redação


Elementos básicos da narrativa:

Fato - o que se vai narrar (O quê?)
Tempo - quando o fato ocorreu (Quando?)
Lugar - onde o fato se deu (Onde?)
Personagens - quem participou ou observou o ocorrido (Com quem?)
Causa - motivo que determinou a ocorrência (Por quê?)
Modo - como se deu o fato (Como?)
Conseqüências (Geralmente provoca determinado desfecho)
A modalidade narrativa de texto pode constituir-se de diferentes maneiras: piada, peça teatral, crônica, novela, conto, fábula etc.
Uma narrativa pode trazer falas de personagens entremeadas aos acontecimentos, faz-se uso dos chamados discursos: direto, indireto ou indireto livre.
No discurso direto, o narrador transcreve as palavras da própria personagem. Para tanto, recomenda-se o uso de algumas notações gráficas que marquem tais falas: travessão, dois pontos, aspas. Mais modernamente alguns autores não fazem uso desses recursos.
O discurso indireto apresenta as palavras das personagens através do narrador que reproduz uma síntese do que ouviu, podendo suprimir ou modificar o que achar necessário. A estruturação desse discurso não carece de marcações gráficas especiais, uma vez que sempre é o narrador que detém a palavra. Usualmente, a estrutura traz verbo dicendi (elocução) e oração subordinada substantiva com verbo num tempo passado em relação à fala da personagem.
Quanto ao discurso indireto livre, é usado como uma estrutura bastante informal de colocar frases soltas, sem identificação de quem a proferiu, em meio ao texto. Trazem, muitas vezes, um pensamento do personagem ou do narrador, um juízo de valor ou opinião, um questionamento referente a algo mencionado no texto ou algo parecido. Esse tipo de discurso é o mais usado atualmente, sobretudo em crônicas de jornal, histórias infantis e pequenos contos.



Quem tiver a curiosidade de ler o livro IRACEMA escrito por JOSÉ DE ALENCAR, poderá observar os elementos essenciais para uma boa redação. Cito abaixo alguns itens do livro.


Tempo: Romance Brasileiro do século XIX
Espaço: Ceará, nas matas e o mar
Personagens: Iracema, Martim, Moacir,Cauã…
Conflito: Guerras por disputa de terras e o conflito amoroso de Iracema.
Desfecho: Iracema morre ,os conflitos continuam e Martim parte para Portugal. 

Resumo de verbos

MODOS VERBAIS
Indicativo, Subjuntivo e Imperativo
MODO INDICATIVO: O verbo expressa um ação que provavelmente acontecerá, uma certeza, trabalhando com reais possibilidades de concretização da ação verbal ou com a certeza comprovada da realização daquela ação.
MODO SUBJUNTIVO: Ao contrário do indicativo, é o modo que expressa a dúvida, a incerteza, trabalhando com remotas possibilidades de concretização da ação verbal.
MODO IMPERATIVO: Apresenta-se na forma afirmativa e na forma negativa. Com ele nos dirigimos diretamente a alguém, em segunda pessoa, expressando o que queremos que esta(s) pessoa(s) faça(m). Pode indicar uma ordem, um pedido, um conselho etc., dependendo da entonação e do contexto em que é aplicado. NÃO É CONJUGADO NA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR (EU).

TEMPOS VERBAIS

PRESENTE SIMPLES (amo) – expressa algo que acontece no momento da fala.
PRETÉRITO PERFEITO (amei) – expressa uma ação pontual, ocorrida em um momento anterior à fala.
PRETÉRITO IMPERFEITO (amava) – expressa uma ação contínua, ocorrida em um intervalo de tempo anterior à fala.
PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO (amara) – contrasta um acontecimento no passado ocorrido anteriormente a outro fato também anterior ao momento da fala.
FUTURO DO PRESENTE (amarei) – expressa algo que possivelmente acontecerá em um momento posterior ao da fala.
FUTURO DO PRETÉRITO (amaria) – expressa uma ação que era esperada no passado, porém que não aconteceu.


FORMAS NOMINAIS
INFINITIVO: tem características de um substantivo, podendo assumir a função de sujeito ou de complemento de um outro verbo, e até mesmo ser precedido por um artigo. TERMINAÇÕES  AR/ER/IR/OR
GERÚNDIO: assemelha-se mais a um advérbio, já que exprime condições de tempo, modo, condição e lugar. TERMINAÇÃO - NDO
PARTICÍPIO: possui valor e forma de adjetivo, pois além de modificar o substantivo, apresenta ainda concordância em gênero e número. TERMINAÇÕES (REGULARES) ADO/ADA/IDO/IDA


CONJUGAÇÕES
PRIMEIRA CONJUGAÇÃO - VERBOS TERMINADOS EM AR
SEGUNDA CONJUGAÇÃO - VERBOS TERMINADOS EM ER E OR
TERCEIRA CONJUGAÇÃO - VERBOS TERMINADOS EM IR


OS VERBOS SÃO CONJUGADOS COM PRONOMES PESSOAIS DO CASO RETO.

quinta-feira, 15 de março de 2012

EXERCICIOS DE CIENCIAS HUMANAS (GLOBALIZAÇÃO)


1-Entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava a dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não se vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países na economia global deram-se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no grupo em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria projetou-se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.
BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo contemporâneo?
Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, n°1 jan./fev. 2007 (adaptado).
Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que    
a) A inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.
b) Os fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado, obedecendo ao novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica.
c) As novas tecnologias se difundem com equidade no espaço geográfico e entre as populações que as incorporam em seu dia a dia.
  
d) Os tecnopolos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de industrialização, concentrados em alguns países emergentes.
e) O crescimento econômico dos países em desenvolvimento, decorrente da dispersão da produção do conhecimento na esfera global, equipara-se ao dos países desenvolvidos.

  • Questão 2
Qual a importância do processo de globalização para expansão da atuação das empresas transnacionais? Cite algumas dessas empresas que possuem filiais no Brasil.


  • Questão 3
(UFAM) São características da Globalização:
a) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
b) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
c) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
d) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
e) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.

  • Questão 4
(UFC) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:
a) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.
b) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.
c) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais.
d) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
e) Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.

  • Questão 5
(UFPI) Sobre a economia globalizada:
a) Homogeneizou as culturas e reduziu as discrepâncias econômicas entre os países.
b) Integrou economias e possibilitou a difusão de hábitos dos lugares pelo mundo.
c) Deu visibilidade às minorias, a povos e culturas de recantos isolados do mundo.
d) Quase anulou a xenofobia e os conflitos étnicos e religiosos em todo o planeta.

quarta-feira, 14 de março de 2012

EXERCICIOS DE MATEMATICA SOBRE FRAÇÕES

1- Temos 1200 reais e gastamos 3/4 deste valor, do valor restante gastei 1/3 e do restante gastei 1/6. quanto restou de 1200 reais?

2- Calcule o valor de 1/5 de 1/6 de 1800.

3- Se temos 1000 reais e gastamos 1/5 deste valor o restante subtraimos 120 reais.Qual o valor restante?

4- calcule 3/4+4/5 -4/7

sábado, 10 de março de 2012

EXERCICIOS DE MATEMÁTICA

1- O senhor Carlos, ao ser perguntado por um jovem sobre sua idade, respondeu: “Eleve 12 ao quadrado e, do resultado obtido, subtraia 4 ao cubo. Assim calculando, você descobrirá qual é
a minha idade.” A idade do senhor Carlos é

a. 74 anos. b. 75 anos. c. 78 anos. d. 80 anos. e. 90 anos.

2-Um Agente Operacional recebe um salário bruto mensal de
R$ 763,86. Com os descontos, seu salário líquido mensal é
de R$ 702,75. Em três meses de trabalho com esse salário,
ele terá descontado um total de
(A) R$ 181,55.(B) R$ 182,19.(C) R$ 183,33.(D) R$ 185,55.
(E) R$ 187,13.

3-Uma empresa comprou 81 vidros de desinfetantes para
distribuir entre os 6 ajudantes de limpeza. Na hora da
distribuição, o gerente resolveu deixar 15 vidros em
estoque. A quantidade de vidros de desinfetante que
cada ajudante recebeu foi
(A) 13.(B) 11.(C) 10.(D) 9.

4-Pedro comprou 7 sacos de cimento e 5 milheiros de
tijolos para iniciar uma obra. O milheiro de tijolos custou
R$ 90,00 e no total ele gastou R$ 590,00. Assinale
a alternativa que indica, corretamente, o preço de cada
saco de cimento.
(A) R$ 45,00. (B) R$ 26,00.(C) R$ 20,00.(D) R$ 14,00.

5- 
O trabalho de certo funcionário é carregar caixas do
almoxarifado para um caminhão que está a 70 m de
distância. Ele precisa levar 60 caixas até o caminhão,
mas só consegue carregar 5 caixas de cada vez. Assim,
indo e voltando, ele percorrerá, ao todo
(A) 1 680 m.(B) 1 660 m.(C) 1 640 m.(D) 1 600 m.

6-Na empresa em que trabalho, 3/5dos funcionários são
homens. A fração que corresponde às mulheres que ali
trabalham é
(A) 1/5 (B) 2/5  (C) 4/5  (D) 7/5

sexta-feira, 9 de março de 2012

GRAFIA DE NUMERAIS

CAROS ALUNOS, 
RESOLVI POSTAR NO BLOG UM CONTEÚDO SOBRE GRAFIA DE  NÚMEROS EM REDAÇÃO. ESTÁ CLARO E OBJETIVO. LEIAM COM ATENÇÃO E COMECEM A APLICÁ-LOS EM SALA DE AULA.

Professor Edilon



ESCRITA DE NUMERAIS

# Os numerais são geralmente grafados com algarismos arábicos. Todavia, em algumas situações especiais é regra grafá-los, no texto, por extenso.Confira a seguir algumas dessas situações:
·      de zero a nove: três livros, quatro milhões;
·       dezenas redondas: trinta cadernos, setenta bilhões;
·       centenas redondas: trezentos mil, novecentos trilhões, seiscentas pessoas.
Em todos os casos, porém, só se usam palavras quando não há nada nas ordens ou nas classes inferiores (Exemplos: 14 mil, mas 14.200 e não 14 mil e duzentos; 247.320 e não 247 mil e trezentos e vinte).
Acima do milhar, no entanto, dois recursos são possíveis:
·     aproximação de número fracionário, como em 23,7 milhões;
·    desdobramento dos dois primeiros termos, como em 47 milhões e 642 mil.
As classes são separadas por pontos (Exemplos: 1.750 páginas), exceto no caso de ano (Exemplos: em 1750), de código postal (Exemplos: CEP 70342-070) e de especificação de caixa postal (Exemplos: 1011).
As frações são sempre indicadas por algarismos, exceto no caso de os dois elementos dela se situarem entre um e dez (Exemplos: dois terços, um quarto, mas 2/12, 5/11 etc.).
Já as porcentagens, essas são indicadas (exceto no início de frase) por algarismos, os quais são, por sua vez, sucedidos do símbolo próprio sem espaço: 86%, 135% etc.).
# Os ordinais são grafados por extenso de primeiro a décimo, os demais devem ser representados de forma numérica: terceiro, quinto, mas 13º, 47º etc.
As quantias são grafadas por extenso de um a dez (seis centavos, nove milhões de francos) e com algarismos daí em diante (11 centavos, 51 milhões de francos). Porém, quando ocorrem frações, registra-se a quantia exclusivamente de forma numérica (US$ 325,60).
Os algarismos romanos são usados nos seguintes casos:
·     na designação de séculos: século XXI, século II a.C;
·      na designação de reis, de imperadores, de papas etc.: Felipe IV, Napoleão II, João XXIII;
·      na designação de grandes divisões das Forças Armadas: IV Distrito Naval, I Exército; 
·       no nome de eventos repetidos periodicamente: IX Bienal de São Paulo, XII Copa do Mundo;
·      na especificação de dinastias: II dinastia, IV dinastia.
Em se tratando de horas (hora legal), recomenda-se o uso de algarismos arábico, seguido de abreviatura, sem espaço (Exemplos: 12h; das 13 às 18h30).
As datas devem ser grafadas por extenso, sem o numeral zero à esquerda. Exemplo: "4 de março de 1998, 1º de maio de 1998."
# Na ementa, no preâmbulo, na primeira remissão e na cláusula de revogação a data do ato normativo deve ser grafada por extenso. Exemplo: Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Nas demais remissões, a citação deve ser feita de forma reduzida. Exemplo: Lei nº 8112, de 1990.
A identificação do ano não deve conter ponto entre a classe do milhar e a da centena.
Exemplo:
CERTO: 2005
ERRADO: 2.005
Convém que as décadas sejam grafadas em algarismos arábicos, e com a especificação do século, para que não haja ambiguidades: década de 1920; década de 1870.