quarta-feira, 29 de maio de 2013

LISTA DE EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O FERIADO =D - PARTE I



LISTA DE EXERCÍCIOS PARA O FERIADO  :D – PROFª CLEIDE VELOSO – LÍNGUA PORTUGUESA
SUBSTANTIVO
1 Identifique os substantivos presentes nas frases.
a. Os cabelos soltos caíam-lhe sobre a testa.
b. João agradeceu o convite.
c. A cada dia eu ficava mais alegre.
d. A festa na casa de Rodrigo foi barulhenta.
e. Fortaleza é uma bela cidade.
f. A tristeza se estampava no seu sorriso.
g. A discussão foi muito animada.
h. Meus tios combinaram a pescaria.
i. O preso denunciou os comparsas.
j. Ele me deu vontade de rir.
k. Sentia angústia com o trânsito.
l. A neve era artificial.
m. Levei um susto com o caminhão.
n. Os vizinhos ouviram alguns latidos.
o. O baralho foi jogado no lixo.
p. “À medida que ouvia aquela conversa, ia vermelhando de raiva.” (Sérgio Capparelli)
q . “Beto recebeu a sacola e prendeu-a ao peito. Seu coração pulsava forte.” (Caio Porfírio Carneiro)

2 Forme frases em que apareçam os substantivos sugeridos em cada item.
a. lago — água — sol
b. floresta — silêncio — cor
c. carro — cidade — barulho

3 Dê um nome próprio aos substantivos comuns: cidade, cachorro, estado, pessoa.

4 Classifique os substantivos destacados em concretos ou abstratos.
a. Foi feita uma boa limpeza no jardim.
b. A saudade dos pais era revelada pelas lágrimas.
c. O fogo alastrou-se pela mata.
d. A saída dos alunos foi tumultuada.
e. O saci brincou toda a noite no meio da floresta.
f. A euforia dos torcedores animava os jogadores.
g. O ânimo do aluno era evidente.
h. “Para chegar até a casa, tivemos de passar por uma trilha cheia de buracos e pedras.” (Sérgio Capparelli)

5 Com as palavras abaixo forme substantivos abstratos.
Modelo: bom — bondade
mau                 nobre               frio
pobre               amigo              tolo
rico                  feliz                  esperto
simples                       justo                rápido

6 Forme um substantivo derivado de cada primitivo abaixo.
chuva               casa
flor                   carro
folha                desenho
ferro                 máquina

7 Classifique os substantivos como simples ou compostos.
casa                            vaivém
passatempo                 chuvisco
pedacinho                    aguardente
água-viva                     porco
sol                               cachorro-quente
beija-flor                      girassol

8 Classifique os substantivos abaixo em: comum ou próprio, concreto ou abstrato, primitivo ou derivado, simples ou composto.
carta                amor
floresta            felicidade

9 Complete as frases usando adequadamente os coletivos abaixo.
álbum — flora — ramalhete — revoada — fauna
biblioteca — resma — junta — elenco
a. Os estudantes brasileiros precisam de muita leitura e poucas são as (/) que funcionam.
b. Retiraram quase todas as fotografias daquele (/).
c. Na (/) brasileira existem plantas raríssimas.
d. O tema da peça é ótimo e sobre o seu (/) não há o que discutir: somente bons atores.
e. Como o seu problema de saúde era muito delicado, foi necessária uma (/) médica.
f. Ofereceram-lhe como presente um (/) de rosas vermelhas.
g. Muitas espécies da (/) brasileira estão em extinção.
h. Foram compradas três (/) para a publicação do jornalzinho da escola.
i. Foi uma linda (/) de andorinhas nos céus daquela cidade.

10 Passe os substantivos das frases para o feminino, fazendo as adaptações necessárias.
a. O juiz declarou o barão autor do crime.
b. O ator declamou versos de um famoso poeta.
c. O cidadão carioca revelou-se um verdadeiro folião no carnaval.
d. O advogado defendeu o réu perante o tribunal.
e. O conde italiano orgulhava-se de ser um bom patrão.
f. O cantor dedicou a música ao francês.

11 Dê o feminino de:
genro               cavalheiro         cavaleiro
espião              pastor              carneiro
elefante            bode                profeta
réu                   herói                cônsul
padrasto          cão                  imperador

12 Explique o processo de formação do feminino ocorrido em autor/ autora e boi/vaca.

13 Dê o significado dos substantivos seguintes:
o cabeça; a cabeça
o guia; a guia
o cura; a cura
o cisma; a cisma

14 Elabore duas frases com as palavras do exercício anterior: uma com a significação masculina da palavra e outra com a significação feminina.
Modelo: Júnior foi o cabeça na organização do campeonato.
Na batida, ele machucou a cabeça.

15 Dê o plural dos substantivos.
mês                 pajem               gás
item                 álbum               rês
mal                  fuzil                  hífen
pincel               adeus               paiol
sol                   nuvem             
amor                tribunal             túnel
éter                  dólar                raiz
juiz                   cônsul              nível

16 Identifique os substantivos invariáveis em número.
mel                  pôster              ônus               vírus
gás                 tórax                ônix                 xerox
ônibus              francês             pirex                lápis
sal                   cais                  ourives                         cútis

17 Dê o plural dos substantivos.
pão                  cidadão            mão
tabelião            coração            escrivão
espião              capelão            alemão
acórdão           folião               tecelão

18 Os substantivos abaixo admitem mais de uma forma no plural. Indique-as.
hortelão            vilão
sacristão          peão
ancião              vulcão
cirurgião           charlatão

19 Passe os substantivos compostos para o plural.
vaivém                                     bombom                 copo-de-leite
sempre-viva                 obra-prima                   guarda-sol
ave-maria                     tique-taque              peixe-espada
abelha-mestra               grã-duquesa                 altar-mor
tenente-coronel             abaixo-assinado           beija-flor

20 Complete as frases com os nomes próprios dos parênteses.
a. Não estão presentes todos os (/) da sala. (Miguel)
b. Hoje compareceram todos os (/). (José)
c. Há muitos (/) nesta cidade. (Pereira)
d. Há muitas (/) e poucos (/). (Maria, Mário)

21 Ao passar a palavra “porto” para o plural “portos”, além da marca s de plural ocorre uma outra marca. Qual é? Como é denominada?

22 Explique o fenômeno ocorrido na formação do plural da palavra caráter — caracteres.

23 Complete as frases com as palavras dos parênteses, flexionando-as adequadamente.
a. Ganhei muitos (/) e (/), mas chupei apenas um (/) e um (/). (chiclete, drope)
b. Eu procurei um (/) e acabei achando vários (/). (clipe)

24 Explique o significado dos substantivos destacados.
a. Os bens deixados pelo pai não lhe trouxeram o bem.
b. O motorista de táxi contou sua féria e não fez boa cara.
c. As férias escolares estão próximas.
d. Esta é a data do vencimento da conta de luz.
e. Não recebi os meus vencimentos.

25 Informe se o aumentativo destacado nas frases abaixo é analítico ou sintético.
a. Um grande muro divide as cidades.
b. Um vozeirão ecoou na sala.
c. Tudo estava calmo até o aparecimento daquele homenzarrão.
d. Um animal enorme espantou os habitantes da cidade.

26 Dê a forma normal dos aumentativos sintéticos.
corpanzil          cabeçorra         volumaço
bocarra            fornalha            balázio
canzarrão         barcaça            animalaço
manzorra          pratarraz           vagalhão

27 Identifique os substantivos que, embora terminem em ão, não têm sentido de aumentativo.
paredão           caldeirão          janelão
cartão              portão              narigão
ferrão               balão               livrão

28 Informe se o diminutivo destacado nas frases abaixo é analítico ou sintético.
a. Os moradores da viela entendiam-se bem.
b. Era uma pequena cidade cheia de paz.
c. Um minúsculo inseto nadava no vinho.
d. Trouxe apenas uma maleta e saudades.

29 Com o auxílio dos sufixos abaixo, forme o diminutivo sintético das palavras dadas.
ola — acho — eto — ico — ote — eta — im —
cula — ete — ela — ejo — ilho

fio                    namoro            aldeia
rua                   vila                   rio
velho                poema             vidro
flauta               parte                história

30 Dê a forma normal dos diminutivos sintéticos abaixo.
corpúsculo       banqueta          fogacho
homúnculo       casebre            película
moçoila            vermículo         papelucho
rapazelho         pezito               burrico

31 Identifique os substantivos que, embora sejam formados com sufixos diminutivos, não expressam ideia de diminuição.
saleta — cartilha — cavalete — vilarejo

32 Passe os substantivos abaixo para o diminutivo plural.
Modelo: animal: animais — animaizinhos
caracol (/)                     botão (/)
carrossel (/)                  mão (/)
pão (/)                          jornal (/)
troféu (/)                       coração (/)

NUMERAL
1 Escreva por extenso os numerais cardinais.
a. de 10 a 19    f. 312
b. 57                g. 5.615
c. 66                h. 13.758
d. 105              i. 6.984.533
e. 279               j. 52.304.801

2 Escreva por extenso os numerais ordinais.
a. 33º               g. 486º
b. 55º               h. 572º
c. 79º               i. 631º
d. 124º            j. 780º
e. 248º             k. 825º
f. 367º             l. 913º

3 Substitua as palavras destacadas por um multiplicativo.
a. Para aquisição desse imóvel você necessita de três vezes mais do que possui.
b. Neste mês vamos gastar duas vezes mais do que no mês passado.
c. Se você fosse comprar essa blusa pronta, pagaria quatro vezes mais do que gastou para fazê-la.
d. Há famílias que necessitariam ganhar cinco vezes mais do que recebem.

4 Complete os espaços com os numerais fracionários adequados.
a. Antônio recebe seiscentos reais por mês e sua irmã, trezentos reais. Sua irmã recebe, então, (/) do que Antônio recebe.
b. Se você tem um mil e duzentos reais na poupança e eu tenho quatrocentos reais, o meu dinheiro guardado corresponde a (/) do seu.

5 Classifique os numerais destacados.
a. Moro no quinto andar.
b. A nossa escola conquistou o primeiro lugar no campeonato interescolar.
c. Comprei duzentos gramas de mortadela.
d. Ontem havia o dobro de alunos na sala de aula.
e. Comi apenas um quarto da maçã.
f. Em casa somos cinco irmãos. O primeiro, ou seja, o mais velho é um rapaz que, atualmente, tem o dobro da idade do caçula, que tem um quarto da idade do pai.

6 Informe se um (ou uma) é numeral ou artigo indefinido.
a. Hoje saímos atrás de uma casa para alugar. Encontramos várias, mas como o aluguel está caro, apenas uma nos interessou: tem um banheiro, uma sala, um quarto e a cozinha.
b. Conhecemos um casal que tem dois filhos e outro casal que tem um.
c. Procurei uma casa de chá e encontrei uma, mas só servia chá preto.

7 Informe a classe gramatical a que pertencem as palavras destacadas.
Modelo: Os dois colegas de classe são estudiosos.
      artigo substantivo locução adjetivo numeral adjetiva
a. Três alunos não entregaram o trabalho de História.
b. O pai ali no caixão, e os cinco filhos já brigavam por causa da herança.
c. As primeiras fileiras do teatro, as melhores, necessitavam de restauração.
d. O policial indicou que o semáforo estava quebrado.


PREPOSIÇÃO
1 Identifique as preposições.
a. Nada mais há entre mim e você.
b. Estou com vontade de sair e assistir a um filme.
c. As Associações de Bairro discutiram, em conjunto, sobre a instalação de novos postos de saúde.
d. Desde sua volta não fiz nada.
e. De repente senti-me perante um juiz, tantas eram as interrogações.
f. Nada fiz por ele.

2 Informe as relações expressas pelas preposições.
a. Voltou para ficar.                  g. Pagou em cheque.
b. Cortou-se com a gilete.        h. Casa de tijolos.
c. Lutou contra todos.              i. Saiu com o pai.
d. Apanhou de chinelo.                        j. Explicou com clareza.
e. Escreva sobre sua vida.       k. Foi a Santos.
f. Chegou de trem.                   l. Sou de Florianópolis.

3 Identifique as preposições, classificando-as em essenciais e acidentais.
a. A mãe repreendeu o filho ante os convidados.
b. Os ganhadores tiveram como prêmio uma medalha de ouro.
c. Há quem dance conforme a música.
d. Agimos segundo os nossos princípios.

4 Identifique as locuções prepositivas.
a. Ele veio a fim de me ajudar.
b. Leia algum livro em vez de ficar aí parado em frente à televisão.
c. Conheci-o através de meu tio.
d. Você está a par de tudo o que foi dito na reunião?
e. Mário foi a única pessoa que, além de mim, conseguiu entender a cena que ocorrera junto ao portão de casa.
f. O pouco que tenho foi conseguido à custa de muito sacrifício.
g. Agimos de acordo com a lei.
h. Para que ninguém nos entendesse, comunicamo-nos por meio de gestos.
i. Como proteção, colocaram arame farpado em cima do muro.

5 Faça um círculo nas preposições e sublinhe as locuções prepositivas.
a. Segundo o seu costume, o jantar só era servido quando todos estivessem junto à mesa.
b. Expus com segurança a minha opinião diante de todos os presentes.
c. Perante o juiz, negou o crime, mas vive debatendo-se com sua consciência.
d. A terra quente que estalava sob seus pés transportou-o para longe.

6 Copie as frases, substituindo a locução prepositiva destacada por uma sinônima.
a. Era tarde da noite e alguns homens, na esquina, discutiam a respeito de política.
b. Não saímos devido à forte chuva.


7 Desfaça as combinações e contrações destacadas.
Modelo: Fui ao cinema. ao — preposição a + artigo definido o
a. Não sei aonde ele foi.
b. Desta casa levaremos apenas as saudades daquelas tardes de verão em que, sentados na varanda, contemplávamos o pôr-do-sol.
c. Não gostei nada disso que você fez.
d. Voltei àquele mesmo lugar somente depois de muito tempo.
e. Vive pelos arredores e daqui não se mudará nunca.

8 Complete as frases com as preposições adequadas, combinando-as ou contraindo-as quando necessário.
a. O município (/) Campinas, (/) 98 quilômetros (/) São Paulo, notabiliza-se, agora, (/) abrir o primeiro Hospital (/) Mulher que, diferente (/) maternidades, cuidará (/) saúde geral (/) mulher.
b. “O Brasil mudou e agora o trabalho, e não a especulação, é a maneira mais eficaz (/) progredir (/) vida.” (Dilson Funaro)
c. A maioria (/) profissionais (/) rádio se assustou, (/) época, (/) o surgimento (/) televisão.
d. Os rapazes ficaram mudos (/) a beleza da moça.
e. Reunir a família foi tarefa difícil (/) o neto que queria fazer surpresa (/) avô.
f. Grande parte (/) doações não chegou (/) seu destino, e as vítimas necessitavam (/) alimentos.
g. Eu costumo dizer (/) alunos que é necessário entender a matéria (/) fixá-la.
h. Solitário, caminhava triste, (/) passos curtos.
i. As crianças estavam ansiosas (/) assistir (/) tudo o que acontecia (/) redor.
j. Todos são iguais (/) a lei.
k. Ainda resta muito (/) fazer.
l. Sentindo-se injustiçado, investiu (/) o chefe.

9 Identifique as preposições. Se houver combinações e contrações, desfaça-as.
a. “Vida de boi é sonsa e igual todos os dias. Não é fácil. Às vezes ser boi na vida até dói.” (Jorge Miguel Marinho)
b. “No amor, não se deixe levar pelo canto das sereias.” (Lourenço Diaféria)
c. “Sindicalistas reagem contra mudança social.” (Folha de S. Paulo)
d. “Em Brasília, acordo afasta perigo nuclear.” (O Estado de S. Paulo)
e. “Valentim deixou momentaneamente uma das armas no chão e, enquanto atirava com a mão esquerda, levantou com a direita a criança pelo braço, e através de uma janela, com artes de malabarista, botou-a dentro de casa.” (Ildeu Brandão)

10 Informe a que classe gramatical pertencem as palavras destacadas. “Quando chovia, no meu tempo de menino, a casa virava um festival de goteiras. Eram pingos do teto ensopando o soalho de todas as salas e quartos. Seguia-se um corre-corre dos diabos, todo
mundo levando e trazendo baldes, bacias, panelas, penicos e o que mais houvesse para aparar a água que caía e para que os vazamentos não se transformassem numa inundação.”
(Fernando Sabino)

11 Transcreva as frases, substituindo a palavra masculina destacada pela palavra feminina dos parênteses.
a. Refiro-me ao aluno sentado lá atrás. (aluna)
b. Assisti ao espetáculo ocorrido ontem. (cena)
c. Nós associamos as cenas do filme ao momento presente. (realidade)
d. Obedecia aos comandos do militar sem chance de críticas. (ordens)
e. Aos empregados ofereciam quase nada. (empregadas)
f. Aquele investimento proporcionou ao pesquisador grandes descobertas. (pesquisadora)
g. Dirigimo-nos ao campo para fugirmos da poluição. (floresta)

12 Complete as frases com a, as, à, às.
a. Dirigiu-se ao Nordeste (/) procura de figuras e tipos humanos para fotografar.
b. (/) vergonhosa e miserável condição do povo levava o escritor (/) denúncias ferozes.
c. (/) inundações do rio provocaram (/) mudança da vila inteira para um ponto mais alto.
d. (/) ameaças contra o freguês causaram mal-estar nas pessoas que assistiam (/) cena.
e. Doamos flores (/) conferencistas.
f. Fomos (/) Paraíba.
g. “Os ecologistas temem mais danos (/) reservas florestais.” (Shopping News)
h. “Mas batem (/) porta. Levanto o escuro garfo do magro bife, e abro. Céus, é um empregado da Companhia!” (Rubem Braga)
i. “A gente só vai (/) vila de vez em quando.” (Pedro Bandeira)
j. A charrete avançava contra o sol em direção (/) casa amarela.
k. O sangue subiu (/) cabeça do baixinho.

13 Justifique a ausência do sinal indicativo de crase.
a. Andar a pé é bom para a saúde.
b. Dirigi-me a Vossa Senhoria por confiar nos seus propósitos.
c. Entreguei os folhetos a ela.
d. Não assisto a cenas sensacionalistas apresentadas pela TV.
e. Atravessamos a cidade de ponta a ponta.
f. Os transeuntes observavam a tragédia a distância.

14 Use o acento grave quando for necessário.
a. As garças, gaivotas e saracuras eram hostis a invasão barulhenta dos motoqueiros do acampamento.
b. Aproveite a oferta e se contente com a cor do tecido.
c. Os alunos do 7º ano alinharam-se a favor dos alunos do 9º ano.
d. Nós associamos o lazer a arte, o passeio a cultura e fomos a Fundação Casa de Rui Barbosa.
e. O aluno induziu o colega a briga.
f. Que vá a festa de formatura!
g. Você, depois que foi aprovada, não veio mais a aula.
h. Se você sair, avise-me a tempo.
i. Com os amigos, saíram a procura de donativos.
j. “Desse objeto sinistro guardo a lembrança mortificadora de muitas páginas relativas a boa pontuação.” (Graciliano Ramos)
k. “As dezesseis horas do dia seguinte saiu um enterro da rua do Oriente...” (Antônio de Alcântara Machado)
l. Disse o vereador: o negócio não é se adaptar as mudanças, o negócio é fazer as mudanças.
m. Queria, esse era seu velho sonho, um rancho a beira do rio Pardo.
n. “Só o Rei no Palácio deserto vivia braço a braço com a dor.” (Raul Brandão)
o. A noite, as costureiras deixavam as oficinas para retornar, no outro dia, as sete horas da manhã.
p. Sentou-se a escrivaninha e pôs-se a escrever.
q. Faço referências a senhora e a Vossa Excelência porque os admiro.
r. Cara a cara, um teve de dizer ao outro toda a verdade.
s. Não fui aquele jantar porque as pessoas as quais me referi no dia anterior estariam lá.
t. Os turistas que foram a Bahia voltaram encantados.
u. A reunião será daqui a duas semanas as dezenove horas.

15 Classifique o a ou as destacados como artigo definido, pronome pessoal oblíquo, pronome demonstrativo, preposição ou contração .
a. “Ana sentia-se animada, com vontade de viver. Sabia que, por pior que fossem as coisas que estavam por vir, não podiam ser tão horríveis como as que já tinha sofrido.” (Érico Veríssimo)
b. “Há tempos que se habituou ao silêncio, àquela ausência de pés humanos, barulho algum a cortar a solidão.” (Adonias Filho)
c. “Enquanto caminhava, puxando os meninos pelas mãos, ia dando nome às coisas que viam.” (Autran Dourado)
d. Ninguém a julgava infeliz, pois estava sempre a brincar com os netos e a tranquilidade tomava conta do seu olhar.

16 Informe a classe gramatical a que pertencem as palavras destacadas.
“Há muitos anos que ela não saía de casa, e talvez muita gente a julgasse entrevada, pois além das janelas do grande edifício não se abrirem nunca, as negras contavam às suas comadres, na saída da missa, que ela passava dias seguidos fechada em seu quarto, recebendo na porta a salva de prata onde lhe arrumavam as refeições.”
(Cornélio Penna)

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