quarta-feira, 29 de maio de 2013

LISTA DE EXERCÍCIO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O FERIADO =D - PARTE II




LISTA DE EXERCÍCIOS PARA O FERIADO  :D – PROFª CLEIDE VELOSO – LÍNGUA PORTUGUESA
 VERBO


1 Identifique os verbos e informe o que eles expressam: ação, estado ou fenômeno da natureza.
a. Chovia e ventava muito. Os guarda-chuvas enroscavam-se uns nos outros. O mundo estava molhado e sombrio.
b. Devido à seca, os nordestinos abandonam suas terras e partem à procura de melhores condições de vida.
c. Geou um pouco e o preço do café subiu muito.
d. Enquanto o líder falava, todos permaneciam atentos.
e. “O céu parece de algodão: O dia morre. Choveu tanto!” (Manuel Bandeira)
f. “O calor não estava mole. Com as ruas da cidade esburacadas e intransitáveis, por causa do metrô em construção, o tráfego se arrastava. Chegaram à Rodoviária em cima da hora.” (Carlos Heitor Cony)

2 Identifique os verbos do trecho.
“Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem
personagens de Lope de Vega. Às vezes, um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto feliz.” (Cecília Meireles)

3 Faça conforme o modelo.
abro — infinitivo abrir; 3a conjugação

a. encontro e. sonhando
b. avisto f. parecem
c. canta g. cumprido
d. pulam h. sinto

4 Separe a terminação que marca o infinitivo dos verbos e descubra o radical.
Modelo: abr ? ir — radical: abr
a. encontrar                  e. sonhar
b. avistar                      f. parecer
c. cantar                       g. cumprir
d. pular                        h. sentir

5 Informe as terminações das formas verbais.
Modelo: abr ? o — terminação: o
a. encontro                   e. sonhando
b. avisto                      f. parecem
c. canta                        g. cumprindo
d. pulam                      h. abrem

6 Informe a pessoa do discurso a que se referem as formas verbais destacadas.
Modelo: Eu abro a janela e o sol bate no meu rosto.
abro — 1a pessoa do singular
bate — 3a pessoa do singular
a. “Tirei o sapato e bati fortemente com o salto no vidro, que se espatifou num tremendo ruído.” (Fernando Sabino)
b. “De todos, Tito era quem mais batia; desvantagem de ser caçula... Éramos os mais próximos pela idade, e os outros dois, Miguel e Édison, sentiam vergonha de sujar as mãos em mim.” (Carlos Drummond de Andrade)

7 Passe os verbos destacados da 1a pessoa do singular para a 1a pessoa do plural.
a. Às vezes ando pelo centro e observo os prédios antigos.
b. Sinto saudade da infância quando viajo pelo interior.
c. Percebo que me irrito com o individualismo das pessoas.
d. Apoio as mudanças por uma sociedade mais justa.

8 Passe os verbos destacados da 3a pessoa do singular para a 3a pessoa do plural.
a. Ele queria ser alfabetizado.
b. O carro passou lentamente pelo cruzamento perigoso.
c. O pintor quebrou o pincel quando terminava o quadro.
d. O cão revelava sua linguagem pela expressão dos olhos.

9 Identifique a classe gramatical a que pertencem as palavras destacadas.
Conto azul
“Eu já escrevi um conto azul, vários até. Mas este é um conto de todas as cores. Porque era uma vez um menino azul, uma menina verde, um negrinho dourado e um cachorro com todos os tons e entretons do arco-íris.
Até que apareceu uma Comissão de Doutores — os quais, por mais que esfregassem os nossos quatro amigos, viram que não adiantava. E perguntaram se aquilo era de nascença ou se... — Mas nós não nascemos —  Interrompeu o cachorro — Nós fomos inventados!”
(Mário Quintana)

10 Passe as frases do presente do indicativo para o pretérito imperfeito do indicativo.
a. No centro histórico de Salvador desponta o Pelourinho.
b. Ele empresta partes de sua paisagem para compor significativos cartões-postais da cidade.
c. É considerado o mais expressivo conjunto de arquitetura colonial dos séculos XVII e XVIII.
d. Representa a maior coleção barroca da América Latina.
e. O Pelourinho, porém, não recebe tratamento condizente com sua importância.

11 Passe as frases do pretérito imperfeito do indicativo para o pretérito perfeito e mais-que-perfeito do indicativo.
a. Em São Paulo, um galo cantava às 4 horas da manhã.
b. O seu canto incomodava um morador do lado.
c. Irritado, o vizinho reclamava ao dono do galo.
d. O galo e seu dono não se importavam com as ameaças.
e. Alheio ao comportamento humano, o galo continuava a cantar.

12 Passe as frases do futuro do presente para o futuro do pretérito.
a. Os repórteres entrevistarão os atores de teatro.
b. Os dançarinos estrearão no Teatro Municipal.
c. A cozinheira apresentará comidas típicas aos turistas.
d. Organizaremos a campanha de nosso grêmio estudantil.

13 Complete as frases com os verbos dos parênteses nos tempos do subjuntivo.
a. Talvez nós nem (/) para casa hoje. (voltar)
b. Pedi que nos (/), pois pretendíamos ir com eles. (esperar)
c. Se (/) cedo, encontrarás teu pai aqui. (chegar)
d. É provável que amanhã eu não (/) à aula. (comparecer)
14 Informe a pessoa e o número das formas verbais destacadas.
a. Enquanto vovô bebia sua caipirinha, eu comia os bombons
recheados com licor e, depois de devorar uma caixa inteira, senti que o mundo rodopiava.
b. Nem sempre fazemos na vida o que queremos, porém é importante saber esperar, dar tempo ao tempo, como dizem os mais velhos.

15 Informe o tempo e o modo das formas verbais destacadas.
a. A criança correu antes que a mãe a pegasse.
b. Quando entrei no quarto, a luz já se apagara.
c. Se falares alto, todos receberão a tua mensagem.
d. Ficaríamos presos no elevador por mais tempo, se o zelador não aparecesse.
e. Espero que volte cedo para que jantemos juntos.
f. Ninguém sabia se ele voltaria ou não.

16 Complete com o verbo dos parênteses no tempo adequado.
Modelo:Espero que você (/) logo. (voltar)
Espero que você volte logo.
a. Pretendíamos que todos (/) bons textos. (escrever)
b. Desejamos que Roberto e Celina (/) felizes. (ser)
c. Romeu e Julieta queriam que seu amor (/) certo. (dar)
d. Quando todos voltarem, já (/) longe. (estar)

17 Forme o imperativo afirmativo e negativo dos verbos amar, entender e dividir.

18 Dê as formas verbais pedidas.
Modelo: responder : 1a pessoa do plural do presente do indicativo (respondemos)
a. sair : 1a pessoa do singular do presente do indicativo
b. nascer: 2a pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo
c. florescer : 3a pessoa do plural do futuro do presente do indicativo
d. saber: 1a pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo
e. prender: 3a pessoa do singular do presente do subjuntivo
f. dividir : 1a pessoa do singular do imperfeito do subjuntivo
g. registrar : 2a pessoa do singular do futuro do subjuntivo

19 Informe o modo de cada forma verbal: indicativo, subjuntivo, imperativo .
a. Essa sua história, eu a conheço bem.
b. Anda depressa, senão chegarás atrasado.
c. Se ele chegar cedo, iremos ao cinema.
d. Não sairão sem que seu pai tome conhecimento.
e. Terminaríamos o trabalho hoje, se todos colaborassem.
f. Deixe de se lamentar e lute pelos seus direitos.

20 Informe a pessoa, o número, o tempo, o modo, o infinitivo e a conjugação das formas verbais destacadas.
Modelo: levanto: 1a pessoa do singular do presente; modo indicativo;
infinitivo: levantar; 1a conjugação

“Mas batem à porta. Levanto o escuro garfo do magro bife, e abro. Céus, é um empregado da Companhia! Estremeço de emoção. Mas ele me estende um papel: é apenas o cobrador. Volto ao bife, curvo a cabeça, mastigo devagar, como se estivesse mastigando meus pensamentos, a larga tristeza de minha humilde vida, as decepções e
remorsos. O telefone continuará mudo; não importa: ao menos é certo, senhor, que não vos esquecestes de mim.” (Rubem Braga)

21 Complete as frases com o particípio dos verbos dos parênteses, fazendo as concordâncias necessárias.
a. Ao fim do dia, os operários (/) voltam para suas casas. (cansar)
b. São muitos os menores (/). (abandonar)
c. Era uma criança (/) na multidão. (perder)
d. Mantinha os olhos (/) no aviso: “Fechado para almoço”. (pregar)

22 Nas frases que seguem, determine qual é o verbo auxiliar e qual o principal.
a. Tenho viajado muito pouco por falta de dinheiro.
b. Quando o jantar foi servido, todos já haviam chegado.
c. Eu estava trabalhando quando fui chamado pelo chefe.
d. Será que o governo vai anunciar alguma mudança na economia?
e. Os alunos serão homenageados pela colaboração prestada à escola.

23 Informe se a ação verbal destacada está na voz ativa, passiva ou reflexiva.
a. As árvores foram derrubadas pelo vento.
b. A geada queimou os cafezais.
c. Nós derrotamos o adversário.
d. O pequeno garoto queimou-se.
e. Essa matéria será explicada pelo professor amanhã.
f. Carolina olhou-se no espelho.
g. As flores são regadas pelo jardineiro.
h. Encontrei-o na festa.
i. Ele foi encontrado por mim.
j. Foram derretidas as joias.

24 Identifique se há ou não reciprocidade na voz reflexiva das frases.
a. Ao término do jogo, os jogadores cumprimentaram-se.
b. Priscila admirou-se por longo tempo diante do espelho.
c. Zezinho feriu-se levemente com a faca.
d. E os dois olharam-se por longo tempo.

25 Todas as frases abaixo estão na voz ativa. Informe se os tempos verbais são simples ou compostos.
a. Ultimamente tenho encontrado muitas dificuldades na resolução de meus problemas.
b. Eles têm recebido poucas correspondências.
c. Paguei a dívida com os poucos reais recebidos no fim do mês.
d. Chegamos tarde, por isso ele já havia saído.

26 Passe os tempos simples, destacados, para a forma composta.
a. Eles sonharão com as Olimpíadas?
b. A mulher jogara o lixo no terreno baldio.
c. Você mandaria flores ao diretor?
d. Assim que ele telefonar irei ao seu encontro.

27 Passe as formas verbais compostas para a forma simples.
a. Amanhã elas terão regressado da excursão.
b. O funcionário já havia comunicado sua demissão.
c. Regina teria sido justa com o seu filho?
d. Quando eles tiverem saído, a casa estará vazia.

28 Identifique o tempo e o modo das formas verbais destacadas.
a. Todos haviam nadado naquela semana.
b. Ninguém o teria visto se não fosse o latido do cachorro.
c. Temos encontrado dificuldades financeiras.
d. Pensaram que tivéssemos desistido da viagem.
e. Todos terão encontrado a resposta no momento certo.
f. Se você tiver desistido de ir ao teatro, avise-me.

29 Identifique as locuções verbais.
a. Estou lendo muito ultimamente.
b. Haverei de encontrar uma solução para este problema.
c. Você terá de trabalhar muito ainda.
d. Ele anda fazendo coisas estranhas.
e. Terei de fazer tudo para você?
f. Eu não posso contar com a ajuda de ninguém.
g. Irei almoçar com uns amigos no próximo domingo.

30 Identifique a vogal tônica e classifique as formas que seguem em rizotônicas ou arrizotônicas:
venderiam        chove               vendia
correste            sonhe               andássemos
escrevo            choras              cantardes
sofrerão           mandem           falaram

31 O verbo estar mantém, durante toda a conjugação, o mesmo radical. Conjugando-o no presente do indicativo tem-se: estou, estás, está, estamos, estais, estão. Trata-se de um verbo regular ou irregular? Por quê?

32 A 1a pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo atacar é ataquei. Trata-se de um verbo regular ou irregular? Por quê?

33 Dadas as duas pessoas do presente do indicativo do verbo passear: passeio (1a pessoa do singular) e passeamos (1a pessoa do plural), informe qual é rizotônica e qual é arrizotônica e explique o que ocorre
nas formas rizotônicas desse verbo por ser terminado em -ear.

34 Os verbos terminados em -iar são conjugados regularmente. Conjugue o verbo elogiar no presente do indicativo.

35 Há cinco verbos terminados em -iar que são conjugados como os terminados em -ear. Quais são eles?
36 Conjugue o verbo remediar no presente do indicativo.

37 Complete as frases seguintes com os verbos dos parênteses no presente do indicativo ou no presente do subjuntivo.
a. Enquanto eu (/) a louça, minha mãe enxuga e guarda. (enxaguar)
b. Convém que ele (/) a casa antes de marcar a data do casamento. (mobiliar)
c. É necessário que se (/) tudo sobre o processo. (averiguar)
d. É preciso que nós (/) as plantas. (aguar)

38 Complete as frases, flexionando os verbos dos parênteses.
a. Se eles (/) logo, ainda dará tempo de (/) ao cinema. (vir, ir)
b. Convinha a todos que ela (/) o trabalho terminado. (trazer)
c. (/) que ele não chegue a tempo de (/) juntos. (recear, cear)
d. Você (/) em tudo o que ouviu? (crer)
e. Você só será respeitado se se (/). (impor)
f. Quando ele (/) uma canção de paz, poderá descansar. (compor)
g. Ficarei feliz se você (/) a calma. (manter)
h. As provas que (/) mais erros seriam comentadas. (conter)
i. Não cheguei antes porque alguns problemas (/) por mais tempo. (deter)
j. Tu não (/) um sonho como eu (/). (construir)
k. Quando estou nervosa, ao invés de chorar eu (/). (rir)
l. Não (/) indelicados com os nossos semelhantes... (ser)
m. Se ao menos eu (/) o que ia acontecer... (prever)
n. Não é possível que (/) eles os responsáveis por isso. (ser)
o. Vou até lá; talvez (/) algum recado para mim. (haver)
p. O importante é competir, não importa que (/) ou não os
vencedores. (ser)
q. Se você (/) estudado mais, (/) passado de ano. (ter)
r. (/) o direito de usar o meu dinheiro como bem entenderdes? (ter)
s. (/) nós acertando ou não, o importante é (/) o direito de escolher.
(estar, ter)
t. Ele nos disse que se (/) muito trabalho chegaria mais tarde. (haver)

39 Complete as frases com os verbos dos parênteses.
a. Caso ele (/) algum obstáculo no negócio, (/) pelo menos o meu dinheiro. (pôr, reaver)
b. Não (/) e acabamos sem carne. (precaver-se)
c. Se você (/) um recurso, talvez (/) seus bens. (interpor, reaver)
d. Sem que ninguém tivesse (/), o próprio garoto (/) contra os falsos amigos. (intervir, precaver-se)

40 Complete as frases com o particípio dos verbos dos parênteses.
a. Não havíamos (/) bem a porta. (abrir)
b. A gráfica já havia (/) os folhetos. (imprimir)
c. A testemunha não havia (/) nenhum pormenor. (omitir)
d. A polícia havia (/) o mau elemento. (prender)
e. O mau elemento foi (/) pela polícia. (prender)
f. As crianças não têm mais (/) balões. (soltar)
g. Balões não são mais (/) pelas crianças. (soltar)
h. Ele foi (/) por mim. (ver)

41 Continue as conjugações do pretérito perfeito e do futuro do presente do indicativo do verbo pronominal que segue.
Eu me alegrei com a notícia. Alegrar-me-ei com a notícia.

42 Complete os espaços com o verbo pronominal dos parênteses no tempo pedido:
a. Ao começar a reza, os fiéis (/). (ajoelhar-se — pretérito perfeito)
b. Tu (/) do que dizes. (arrepender-se — futuro do presente)
c. Nós (/) dessa atitude. (envergonhar-se — presente do indicativo)
d. (/) de vossos amigos que estão distantes. (lembrar-se — futuro do presente)

ADVÉRBIO
1 Identifique os advérbios e classifique-os.
a. Partiu hoje, mas voltará amanhã.
b. Calmamente, expliquei-lhe que não era motivo para choro.
c. Poucos ganham muito e muitos ganham pouco.
d. O orador representou muito bem sua turma.
e. Permanecerei aqui o tempo que for necessário.
f. Talvez eles não voltem logo.
g. Sempre estão alegres, nunca tristes.

2 Informe se o advérbio destacado refere-se ao verbo, ao adjetivo ou a outro advérbio.
Modelo: Ele falou muito bem. — refere-se a outro advérbio
a. Regina tem andado bastante alegre.
b. Essa rua é bem perto daqui.
c. Todos ouviram atentamente as explicações do mestre.
d. O sol estava muito quente, por isso saí logo da praia.
e. Moro perto da escola, mas bem longe do serviço.

3 Informe se a palavra destacada é pronome indefinido ou advérbio.
a. Sabe-se pouco sobre o assunto apesar das muitas pesquisas sobre ele.
b. Muita gente pensa que competir é ganhar.
c. Muitos frequentam a escola, mas poucos são os que estudam.
d. Comemos bastantes frutas.
e. Todos estamos bastante preocupados com os problemas sociais.

4 Identifique o grau dos advérbios destacados.
a. O filho levanta tão cedo quanto o pai.
b. A estrada ficou muito longe daqui.
c. Paulo se expressa melhor do que seu irmão.
d. Agiu corretissimamente.


5 Identifique as locuções adverbiais e classifique-as.
a. Às vezes vem, às vezes não vem.
b. De vez em quando aparece alguém para visitá-lo.
c. Solitário, andava a esmo. De repente surgiu-lhe a ideia de comprar um presente. Com certeza ela iria gostar e tudo se arranjaria.
d. Ali não havia censura, por isso todos falavam à vontade.
e. Entrou à direita e de longe já avistou a pequena casa branca.
f. “Um dos preceitos do estatuto familiar, em minha casa, era que rapazes não deviam ficar à toa, por tempo nenhum e a nenhum pretexto.” (Cyro dos Anjos)

6 Crie perguntas iniciadas com advérbios interrogativos para as afirmações abaixo.
Modelo: Seu tio mora no Ceará. Onde mora seu tio?
a. Seus amigos chegaram ontem.
b. A criança chorou porque perdeu a boneca.
c. Édson mora no centro da cidade.
d. Seus pais voltarão daqui a um mês.
e. A camisa custou cinquenta reais.
f. A rã anda aos pulos.

7 Transcreva as frases, substituindo os advérbios destacados por adjetivos adverbializados.
Modelo:Fomos diretamente ao supermercado.
Fomos direto ao supermercado.
a. Falem moderadamente para as crianças entenderem.
b. Vistam-se rapidamente porque estamos atrasados.
c. Falemos seriamente, pois o assunto é importante.
d. Pisem suavemente para que ninguém nos ouça.

8 Informe a classe gramatical a que pertencem as palavras destacadas:
“Começou a ficar escuro e ela teve medo. A chuva caía sem tréguas e as calçadas brilhavam úmidas à luz das lâmpadas. Passavam pessoas de guarda-chuva, impermeável, muito apressadas, os rostos cansados.
Os automóveis deslizavam pelo asfalto molhado e uma ou outra buzina tocava maciamente.” (Clarice Lispector)

9 Identifique e classifique as palavras e locuções denotativas.
Modelo: Eliane também foi à festa.
também: palavra denotativa de inclusão
Ele é que sabe tudo.
é que: locução denotativa de realce
a. Só um aluno foi reprovado.
b. Veja só que horror!
c. Aconteceu nesta semana, aliás, na semana passada.
d. Eu lá estou me importando com o que falam?
e. Até uma criança faz isso.
f. Então, gostaram da festa?
g. Preciso de você, quer dizer, preciso de um favor seu.
h. Faz uns dois meses que não como carne.

10 Classifique as palavras e locuções denotativas destacadas.
a. Eu também irei.
b. Eis o livro que você não encontrou.
c. Todos os alunos fizeram o trabalho, menos um.
d. Você é que sabe viver.
e. Faremos uma prova nesta semana, ou melhor, na semana que vem.

INTERJEIÇÃO
1 Identifique as interjeições e as locuções interjetivas das frases.
a. Xi! meu dinheiro acabou...
b. Bom dia, rapazes!
c. Cuidado! Você pode se machucar!
d. Adeus, crianças!
e. Ai! é meu pé que está embaixo!
f. Meus Deus! Que miséria!
g. Ai de mim, se não fizer a lição!

2 Elabore cinco frases utilizando interjeições ou locuções interjetivas.

3 Identifique as interjeições e classifique-as conforme os sentimentos ou emoções que exprimem.
a. Obrigada, é muita gentileza de sua parte.
b. Ufa! Até que enfim terminamos o trabalho!
c. Ah! Você aqui a esta hora!
d. Puxa! Pensei que não viesse mais.
e. Calma, que tudo acabará bem.
f. Ora! Não foi assim que eu expliquei a questão.
g. Ih, que bagunça está aqui!
h. Olá! Que bom revê-lo!
i. Nossa, que lugar lindo!!!
j. Puxa! Você é realmente um artista.
k. Oba! A festa vai começar!
l. Oxalá os preços fiquem realmente estabilizados!
m. Psiu! as crianças estão dormindo.
n. Credo, que coisa horrível!
4 Complete com Oh! ou Ó.
a. (/) céus, ninguém me entende?
b. (/) voltastes!
c. (/) quantos presentes!
d. (/) menino, andar aí é perigoso.
e. (/) meu Deus! por que tanta injustiça?!

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