VERBOS: exercícios de fixação
1- Identifique os verbos e informe o ue eles expressam: ação,
estado ou fenômeno da natureza.
a) Chovia e ventava muito. Os guarda-chuvas
enroscavam-se uns nos outros. O mundo estava molhado e sombrio.
____________________________
b) Devido à seca, os nordestinos abandonam suas terras
e partem à procura de melhores condições de vida. ____________________________
c) Geou um pouco e o preço do café subiu muito.
___________________________
d) Enquanto o líder falava, todos permaneciam atentos.
________________________
e) “O céu parece de algodão: O dia morre. Choveu
tanto!” (Manuel Bandeira) ________________________
2- Circule todos os verbos do trecho.
“Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em
flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a
escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos,
sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no
espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lopes de Vega.
Às vezes, um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu
lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto feliz.”
(Cecília
Meireles)
3 Faça conforme o modelo.
abro — infinitivo abrir; 3a conjugação
a)encontro____________________________________
b)sonhando___________________________________
c)
avisto ______________________________________
d)parecem____________________________________
e)canta_______________________________________
f)cumprido____________________________________
g)pulam______________________________________
i)sinto________________________________________
4- Informe a pessoa do discurso a que se referem as
formas verbais destacadas.
Modelo: Eu abro a janela e o sol bate no
meu rosto.
abro — 1a pessoa do singular
bate — 3a pessoa do singular
a) “Tirei o sapato e bati fortemente com o
salto no vidro, que se espatifou num tremendo ruído.” (Fernando Sabino)
_____________________________________________
b) “De todos, Tito era quem mais batia;
desvantagem de ser caçula...Éramos os mais próximos pela idade, e os
outros dois, Miguel e Édson, sentiam vergonha de sujar as mãos em mim.”
(Carlos Drummond de Andrade)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Passe os verbos destacados da 1ª pessoa do singular para a
1ª pessoa do plural. (Reescreva a frase
toda)
a) Às vezes ando pelo centro e observo os
prédios antigos.
_____________________________________________
b) Sinto saudade da infância quando viajo pelo
interior.
_____________________________________________
c) Percebo que me irrito com o
individualismo das pessoas.
_____________________________________________
d) Apoio as mudanças por uma sociedade mais
justa.
_____________________________________________
6- Passe os verbos destacados da 3a pessoa do singular
para a 3a pessoa do plural. ( Reescreva a frase toda)
a) Ele queria ser alfabetizado.
_____________________________________________
_____________________________________________
b) O carro passou lentamente pelo cruzamento
perigoso.
_____________________________________________
_____________________________________________
c) O pintor quebrou o pincel quando terminava
o quadro.
_____________________________________________
d) O cão revelava sua linguagem pela expressão
dos olhos.
_____________________________________________
7- Identifique a classe gramatical a que pertencem as
palavras destacadas.
(Análise morfológica)
Conto azul
“Eu
já escrevi um conto azul, vários até. Mas este é um conto de todas as
cores. Porque era uma vez um menino
azul, uma menina verde,
um negrinho dourado e um
cachorro com todos os tons e entretons do arco-íris. Até que apareceu uma Comissão de Doutores — os quais, por mais que esfregassem os nossos quatro
amigos, viram que não adiantava. E perguntaram se aquilo era de nascença ou se...
— Mas nós não nascemos — interrompeu o cachorro — Nós fomos inventados!”
(Mário Quintana)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Alunos,Tragam as dúvidas no plantão.
Profª Cleide Veloso
Nenhum comentário:
Postar um comentário