REVISÃO DE PORTUGUÊS
1
Informe a função sintática dos substantivos destacados nas frases.
a.
Ofereceram várias opções de pagamento a prazo aos consumidores.
b.
A obtenção dos dólares necessários proporcionou-lhe a viagem ao
exterior.
c.
A inveja é um sentimento que destrói o ser humano.
d.
Consideravam aquele radialista um explorador de pessoas humildes.
e.
O dinheiro mal empregado dos cofres públicos está sendo reposto pelo povo.
f.
Zezinho, meu irmão mais novo, é caminhoneiro.
g.
As noites de inverno, no Sul, são muito frias.
2
Justifique a presença do artigo definido destacado.
a.
Todos os alunos da escola gostavam das aulas de Educação Física.
b.
O Francisco, meu cunhado, elegeu-se presidente do sindicato.
c.
O não, muitas vezes, é amargo.
3
Justifique a ausência de artigo antes das palavras ou expressões destacadas.
a.
Procura Vossa Senhoria uma boa área para a construção de uma escola
profissionalizante?
b.
Há pessoas cujos pés incham no verão.
c.
Viemos de casa direto para a quadra de esportes.
d.
Fez tudo a seu modo, não consultou ninguém.
e.
Brasília é a capital do Brasil, famosa internacionalmente pela sua
arquitetura.
4
Qual é a função sintática que os artigos exercem na oração?
5
Informe a função sintática dos adjetivos destacados.
a.
O sorriso terno contrastava com o rosto viril.
b.
Considerava-o, às vezes, agressivo.
c.
Suas palavras pareciam proféticas.
d.
Era calma sua voz.
e.
Jogávamos amarelinha sobre as pedras irregulares do calçamento.
6
Informe se a palavra destacada é um substantivo adjetivado, um
adjetivo substantivado ou um adjetivo adverbializado.
a.
Cantavam alto sem se preocupar com o sono dos mais velhos.
b.
O homem moleque soltava o papagaio usando linha cortante.
c.
No vermelho da bandeira anunciava-se estado de alerta.
d.
No verde de seus olhos transpareciam ternura e meiguice.
e.
Com tantas adivinhações e profecias ela era uma mulher especial, uma mulher bruxa.
f.
Contida nos gastos domésticos, Joana comprava barato nos fins de feira.
7
Escreva por extenso os numerais destacados nas frases.
a.
No século XX, ocorreram profundas transformações sociais, políticas,
econômicas e tecnológicas.
b.
Na página 56 do livro, capítulo I, segundo parágrafo, está a
resposta à sua pergunta.
c.
Lourdes mora na rua Cônego Eugênio Leite, 1100, casa 4.
d.
Visitamos a X Feira do Gado.
e.
Em 1980, o Papa João Paulo II esteve no Brasil.
8
Classifique os pronomes destacados em pronome pessoal reto, pronome
pessoal oblíquo átono e pronome pessoal oblíquo tônico.
a.
Falaram de nós algumas inverdades.
b.
Nós nos divertíamos ouvindo histórias de assombração.
c.
Ninguém telefonou para mim?
d.
Não o vi no acampamento.
e.
Prefiro você a ela.
f.
Ela não me disse uma só palavra.
g.
Esse cargo? Não aspiro a ele.
h.
Não darei a ti o que não te pertence.
i.
Eles estiveram comigo há pouco.
9
Informe se o pronome destacado funciona como objeto direto ou
como objeto indireto.
a.
Ele sempre me dizia palavras amorosas.
b.
Todos te aguardavam para sair.
c.
Machuquei-me na maçaneta da porta.
d.
Eles nos mandaram cartões-postais belíssimos.
e.
Prometo-te o melhor livro de história policial.
f.
Culparam-nos sem provas.
10
Informe se o pronome destacado funciona como objeto direto ou
objeto indireto.
a.
Empresto-lhe o dinheiro por quinze dias.
b.
Poucos o perceberam na saída à missa.
c.
Oferecemo-lo a uma criança.
d.
Os adultos a levaram até a maca.
e.
Encontrá-lo-ei amanhã.
f.
Esclareço-lhes a questão, contanto que vocês me ouçam.
g.
Ninguém lhe obedecia.
h.
Pegaram-no escondido numa casa abandonada.
11
Complete as frases com eu ou mim.
a.
Entre (/) e você há uma antiga discordância de ideias.
b.
Para (/) sair é necessário que alguém fique em casa.
c.
Para (/) não é impossível digitar esse capítulo.
d.
Não é fácil, para (/), ter de desconfiar das pessoas.
e.
Trata-se de um problema difícil para (/) resolver sozinho.
f.
Trata-se de um problema difícil para (/).
12
Complete as frases com uma das formas dos parênteses.
a.
É (/) mesmos que ele deve falar. (conosco, com nós)
b.
(/) sempre acontece de o elevador quebrar. (conosco, com nós)
c.
Sairemos (/). (convosco, com vós)
d.
Falaremos (/) mesmos. (convosco, com vós)
e.
O ônibus bateu no carro (/) cinco dentro. (conosco, com nós)
13
Identifique as frases em que o possessivo seu (e variações)
causa ambiguidade, explicando-a.
a.
Otávio saiu do cinema com a namorada e foi para sua casa.
b.
Não sei se poderei entregar o seu livro ainda hoje, Paulo.
c.
Ao término da aula, irei até sua casa, Marina.
d.
César encontrou um amigo e suas irmãs no trajeto para a discoteca.
14
Indique a frase em que a ideia de posse esteja representada por um
pronome pessoal.
a.
Colocaram-me à sua disposição.
b.
Puxaram-lhe a orelha pela arte cometida.
c.
Entregaram-lhe a encomenda no dia certo.
d.
Designaram-te o chefe da seção.
15
Complete a frase com os demonstrativos este ou aquele (e
variações).
a.
São complementos verbais o objeto direto e o objeto indireto: (/) completa o
sentido de verbo transitivo indireto e (/) de verbo transitivo direto.
b.
Ao me encontrar com Dalva e João, percebi que (/) estava conservado e (/)
envelhecida.
Alunos,
Tragam as dúvidas no plantão.
Profª Cleide Veloso
Nenhum comentário:
Postar um comentário