sexta-feira, 23 de março de 2012

AULÃO DE BIOLOGIA 20-03

FATORIAL CURSO PREPARATÓRIO
Profº Luiz Fernando Moura de Oliveira
Ciências Biológicas

Revisão 20-03

Célula animal
A palavra célula foi usada pela 1° vez em 1665, pelo inglês Robert Hooke (1635-1703).
Célula animal é uma célula que se podem encontrar nos animais e que se distingue da célula vegetal pela ausência de parede celular e de plastos.Possui flagelo, o que não é comum nas células vegetais.
  1. Nucléolo: armazena carga genética
  2. Núcleo celular: cromossomos do DNA
  3. Ribossomos: faz a síntese de Proteínas
  4. Vesículas
  5. Ergastoplasma ou Retículo endoplasmático rugoso (RER): transporte de proteínas (há ribossomos grudados nele)
  6. Complexo de Golgi armazena e libera as proteínas
  7. Microtúbulos
  8. Retículo Endoplasmático Liso: transporte de proteínas
  9. Mitocôndrias Respiração
  10. Vacúolo: existem em célula animal, porém são muito maiores na célula vegetal, serve como reserva energética.
  11. Citoplasma
  12. Lisossomos: digestão
  13. Centríolos: divisão celular

Célula vegetal

A célula vegetal é semelhante à célula animal, mas contém algumas peculiaridades como a parede celular e os cloroplastos. Está dividida em: componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos e componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento.

TEORIA DA EVOLUÇÃO


As idéias gerais da Teoria da Evolução das Espécies sofreram, aos poucos, alterações e aperfeiçoamentos. Todavia, as teses do evolucionismo subsistem até hoje (A ORIGEM DAS ESPÉCIES, 1859).

Varias teorias surgiram destacando-se entre elas as teorias de LAMARK e de DARWIN, mas atualmente foi formulada a teoria sintética da evolução denominada Neodarwinismo, que incorpora conceitos modernos da genética.

Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829).

Naturalista francês foi o primeiro cientista a propor uma teoria sistemática da evolução.
Segundo Lamarck o princípio evolutivo estaria baseado em duas leis fundamentais.
Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que essa se desenvolva, e o desuso faz com que atrofiem.

Charles Darwin (1809-1882).

Naturalista inglês desenvolveu uma teoria evolutiva que é à base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural.
Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes.
Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.

A teoria sintética da evolução.
A Teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essência as noções de Darwin sobre a seleção natural e incorporando noções atuais de genética. A mais importante contribuição individual da Genética, extraída dos trabalhos de Mendel, substituiu o conceito antigo de herança através da mistura de sangue pelo conceito de herança através de partículas: os genes. A teoria sintética considera, conforme Darwin já havia feito, a população como unidade evolutiva.

Seleção Natural

Em 1838, ao conhecer profundamente e acompanhar as conclusões do trabalho sobre populações, feitos pelo inglês Thomas Malthus (1766-1834), Darwin concluiu que, quando uma população cresce, os indivíduos passam a competir entre si por recursos, como alimento, abrigo e parceiro sexual. Apesar de aparentemente iguais, indivíduos da mesma espécie têm muitas características diferentes, ou seja, apresenta variações entre si, o que permite que determinados indivíduos sejam mais ajustados – adaptados – ao ambiente e ao seu modo de vida do que outros.
Na luta pela sobrevivência, esses mais aptos teriam maiores chances e, portanto, poderiam deixar um numero de descendentes, que herdariam essas características favoráveis. A diversidade de forma que encontramos seria, então, uma lenta conseqüência da diversidade de adaptações desses organismos aos variados ambientes. Darwin havia encontrado, assim, a resposta que procurava: havia uma seleção natural entre os seres vivos, responsáveis por manter os mais aptos e eliminar naturalmente os menos aptos.

Pensando nas Variações

A comparação da estrutura interna dos mamíferos é uma das evidencias da evolução. Ela mostra que todos os mamíferos tiveram um ancestral comum, originaram-se, portanto de um mesmo grupo de animais. Supõe-se que ele tenha se espalhado por ambientes diferentes e apresentando variações naturais ao acaso, as quais, entretanto, podem ter lhe trazido algum tipo de beneficio apenas em determinadas situações.
Imagine, por exemplo, que umas dessas variações ao aparecimento de um mamífero com nadadeiras no lugar de pernas em ambiente terrestre. Ele não estaria adaptado para se locomover em terra com as mesmas chances de sobrevivência que um animal com pernas e, por isso, teria dificuldade para viver e deixar descendentes. As alterações que ocorrem nos seres vivos no processo evolutivo nem sempre melhoram suas condições de sobrevivência. No caso anterior, por exemplo, a variação não seria benéfica para aquele individuo e pela seleção natural ele seria eliminado.

Exercícios

1-Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre a cor de pele na espécie humana.
1)         A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.
À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.
(Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002).
Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes ideias
a) da Teoria Sintética da Evolução.
b) darwinistas
c) neodarwinistas
d) lamarckistas
e) sobre especiação
2-Considere as afirmativas a seguir.
I) As mutações, sendo fonte de variabilidade genética, ocorrem continuamente com o propósito de adaptar os indivíduos ao ambiente.
II) A migração permite que se estabeleça fluxo gênico entre populações diferentes, diminuindo as diferenças genéticas entre elas e reduzindo a chance de especiação.
III) A seleção natural não altera a freqüência dos genes.
IV) O estabelecimento de uma nova população, a partir de poucos indivíduos que emigram da população original, é um exemplo de princípio ou efeito do fundador.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS.
a)    I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV
3--Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.
1) O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocínio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa característica para os descendentes.
2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE! Segundo esse raciocínio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Conseqüentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas características.
As afirmações 1 e 2 podem ser atribuídas, respectivamente, a:
a) Lamarck e Darwin.
b) Hardy-Weinberg e Lamarck.
c) Pasteur e Redi.
d) Spallanzani e Hooke.
e) Oparin e Miller.


Nenhum comentário:

Postar um comentário