terça-feira, 23 de abril de 2013

ATENÇÃO ALUNOS! - PROPOSTA DE NARRAÇÃO PARA O DIA 29-04



Texto 1
Valor das dívidas
O valor médio das dívidas vencidas com cartões de crédito e financeiras foi de R$ 357 no bimestre, 5,5% a menos que no mesmo período de 2008. As dívidas bancárias tiveram valor médio de R$ 1.371, queda de 3%. Já o valor médio dos cheques devolvidos foi de R$ 823, com alta de 29,9% na mesma comparação.
Na avaliação dos técnicos da Serasa, o aumento da inadimplência da pessoa física no primeiro bimestre reflete a dificuldade dos consumidores em honrar dívidas em razão do aumento do desemprego.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho, só em janeiro foram fechadas 101.748 vagas de emprego formal no país. Os técnicos também consideram que a falta de disciplina financeira contribui para a não-quitação de dívidas dentro do prazo.
(<http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/ 0,,MUL1040669-9356,00 INADIMPLENCIA+DO+CONSUMIDOR +CRESCE+NO+BIMESTRE+APONTA+SERASA.html>.)
Texto 2
Eu, etiqueta
Em minha calça está gravado um nome
que não é meu de batismo ou de cartório
um nome… estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.
[...]
Não sou – vê lá – anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
para anunciar, para vender
[...]
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
de ser não eu, mas artigo industrial,
peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem,
meu nome novo é coisa.
Eu sou a coisa, coisamente.
(Carlos Drummond de Andrade.)
Texto 3
Consumo interno
Em larga medida, a força do Bric* provém da enorme fatia da população mundial concentrada os quatro países. Neles vivem 2,7 bilhões de habitantes, o equivalente a 40% da humanidade. A grande maioria desse contingente é de chineses e indianos, os países com as mais aceleradas taxas de crescimento econômico entre as grandes economias.
[...]
A aposta atual dos economistas é que esta será a década na qual o Bric presenciará a inclusão de grande parcela da população ao universo de consumo da classe média. No Brasil, um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que 32 milhões de pessoas passaram a integrar a classe média entre 2003 e 2008, o que levou a uma alta de 15% no potencial de consumo do brasileiro. Pelos critérios da FGV, pertencem à classe média pessoas com renda domiciliar superior a R$ 4.807(classe AB) ou entre R$ 1.115 e 4.806 (classe C).
De acordo com um informe publicado em 2010 pelo Goldman Sachs, a expansão da classe média no Bric, especialmente na China e na Índia, orientará o mercado mundial, já que o perfil de consumo dessa classe social difere daquele típico das camadas mais pobres – no qual o peso do gasto com comida e roupa é proporcionalmente bem mais elevado do que com educação ou lazer.
* Bric: Brasil, Rússia, Índia e China.
 “Atualidades Vestibular + Enem”. Economia: Países emergentes – O Brasil
e o Bric. Guia do estudante 2011. p. 126. (Adapt.).

Proposta de Texto
Depois de ler os textos, construa uma história (narrativa) sobre um consumidor compulsivo, cujo cartão de crédito está sem permissão para operações financeiras, diante de uma loja muito famosa em um grande centro comercial na cidade de São Paulo, em momento de liquidação total. Para tanto:

  • Escreva conforme a norma culta da língua;
  • O foco narrativo deve ser de 3ª pessoa;
  • Escreva à tinta;
  • Seu texto deverá ter, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário