terça-feira, 8 de outubro de 2013

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - VERBOS



VERBOS: exercícios de fixação


1- Identifique os verbos e informe o ue eles expressam: ação, estado ou fenômeno da natureza.
a) Chovia e ventava muito. Os guarda-chuvas enroscavam-se uns nos outros. O mundo estava molhado e sombrio. ____________________________

b) Devido à seca, os nordestinos abandonam suas terras e partem à procura de melhores condições de vida. ____________________________

c) Geou um pouco e o preço do café subiu muito. ___________________________

d) Enquanto o líder falava, todos permaneciam atentos. ________________________

e) “O céu parece de algodão: O dia morre. Choveu tanto!” (Manuel Bandeira) ________________________

2- Circule todos os verbos do trecho.
“Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lopes de Vega. Às vezes, um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto feliz.”
                                                                                                              (Cecília Meireles)

3 Faça conforme o modelo.
abro — infinitivo abrir; 3a conjugação

a)encontro____________________________________
b)sonhando___________________________________
c) avisto ______________________________________
d)parecem____________________________________
e)canta_______________________________________
f)cumprido____________________________________
g)pulam______________________________________
i)sinto________________________________________

4- Informe a pessoa do discurso a que se referem as formas verbais destacadas.
Modelo: Eu abro a janela e o sol bate no meu rosto.
abro — 1a pessoa do singular
bate — 3a pessoa do singular

a) “Tirei o sapato e bati fortemente com o salto no vidro, que se espatifou num tremendo ruído.” (Fernando Sabino)
_____________________________________________

b) “De todos, Tito era quem mais batia; desvantagem de ser caçula...Éramos os mais próximos pela idade, e os outros dois, Miguel e Édson, sentiam vergonha de sujar as mãos em mim.” (Carlos Drummond de Andrade)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5- Passe os verbos destacados da 1ª  pessoa do singular para a
1ª pessoa do plural. (Reescreva a frase toda)
a) Às vezes ando pelo centro e observo os prédios antigos.
_____________________________________________

b) Sinto saudade da infância quando viajo pelo interior.
_____________________________________________

c) Percebo que me irrito com o individualismo das pessoas.
_____________________________________________

d) Apoio as mudanças por uma sociedade mais justa.
_____________________________________________

6- Passe os verbos destacados da 3a pessoa do singular para a 3a pessoa do plural. ( Reescreva a frase toda)
a) Ele queria ser alfabetizado.
_____________________________________________

b) O carro passou lentamente pelo cruzamento perigoso.
_____________________________________________

c) O pintor quebrou o pincel quando terminava o quadro.
_____________________________________________

d) O cão revelava sua linguagem pela expressão dos olhos.
_____________________________________________

7- Identifique a classe gramatical a que pertencem as palavras destacadas.
(Análise morfológica)
Conto azul
Euescrevi um conto azul, vários até. Mas este é um conto de todas as cores. Porque era uma vez um menino azul, uma menina verde, um negrinho dourado e um cachorro com todos os tons e entretons do arco-íris. Até que apareceu uma Comissão de Doutores — os quais, por mais que esfregassem os nossos quatro amigos, viram que não adiantava. E perguntaram se aquilo era de nascença ou se...
— Mas nós não nascemos interrompeu o cachorro — Nós fomos inventados!”
                                                                                                              (Mário Quintana)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Alunos,
Tragam as dúvidas no plantão.
Profª Cleide Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário