terça-feira, 8 de outubro de 2013

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - PRONOMES E OBJETOS



EXERCÍCIOS PARA TREINAR

1. Indique os pronomes relativos e os respectivos antecedentes:
 a) Pedro chamou o menino que estava sobre o muro.
 b) O jovem, minha filha, a quem dizes amar, não te ama.
 c) Onde você pôs aquele presente embrulhado em papel colorido que ontem lhe mostrei?
 d) Eis a carta cujo conteúdo você desconhecia.
 e) Disse-me João: "Aqui estão os trabalhos que vos pretendo entregar."
 f) É essa a casa onde você quer viver?

2. "Um relatório da Associação Nacional de Jornais (ANJ) revelou que, nos últimos doze meses, foram registrados no Brasil 31 casos de violação à liberdade de imprensa. Destes, dezesseis são decorrentes de sentença judicial - em geral, proferida por juízes de primeira instância." Nesse segmento do texto, o pronome demonstrativo sublinhado se refere a:
a) relatórios b) jornais c) meses d) casos e) atentados

3. Com relação ao uso dos pronomes demonstrativos: aquele, aquela e aquilo. Aquele é usado para indicar:
a) Pessoa com quem se fala.
b) Objeto a quem se refere.
c) Pessoa distante dos interlocutores.
d) Pessoa próxima de um dos interlocutores.
e) Objeto próximo de um dos interlocutores.

4. Quanto ao espaço, assinale a alternativa correta.
a) Este, Esta = Aqui b) Esse, Essa = Ali c) Isso, Esse = Acolá d) Este, Isto = Lá e) Aquilo,Aquela = Ali

5. Complete estas frases com os pronomes demonstrativos adequados; se necessário, use-os combinados com preposições.
 a) __________ pincel que tenho em minhas mãos pertenceu a um famoso pintor brasileiro.
b) Por que você anda sempre com __________ mãos enfiadas nos bolsos?
 c) Veja __________ que tenho __________sacola: são laranjas que colhi __________ pomar ali adiante.
d) Você está vendo __________ grupo de rapazes lá do outro lado da praça?
 e) Por favor, traga-me __________ pacote que está aí do seu lado.
f) Por favor, ajude-me a carregar __________ pacotes aqui.
 g) Por favor, ajude-me a trazer até aqui __________ pacotes que estão na outra sala.

6. Nestas frases, os pronomes demonstrativos e suas combinações retomam ou antecipam termos. Complete-as.
a) A única verdade é __________: ele foi o responsável pelo acidente.
b) Apesar de ter sido o responsável pelo acidente, ele nunca reconheceu __________ fato.
c) Compramos um programa capaz de gerenciar os dados armazenados em nosso micro. Um programa __________ é indispensável ao bom desempenho do equipamento.
d) Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade falam de perto ao meu coração: __________, pela inquietude de sua lucidez; __________, pela feliz simplicidade de sua expressão.

CLASSIFIQUE OS COMPLEMENTOS VERBAIS EM OBJETO DIRETO, OBJETO INDIRETO OU OBJETO DIRETO E INDIRETO.

1. Entreguei-lhe a carta.
2. Os policiais nos seguiram.
3. As palavras, quem as disse foi Cristo.
4. O agricultor deve ao Banco.
5. O CO2 prejudica o meio ambiente.
6. Carlos gosta de Luciana.
7. Nós te convidamos para a festa.
8. Não vejo ninguém.
9. As abelhas machucaram-no?
10. Ninguém temia o tirano.
11. A indústria optou por outra fibra.
12. Respeito-vos.
13. Os homens aspiram à paz.
14. Mandara-nos as cópias.
15. Esses alunos, já os conheço.
16. Escrevi uma carta ao presidente.
17. Paguei um guaraná a Nancy.
18. Aquela notícia interessa a todos.
19. Sua opinião me importa.
20. Aquele livro te pertence.
21. Duvido muito destas verdades.
22. Os Romanos adoravam a Júpiter.
23. Beberam do vinho.
24. Cumpri com minha palavra.
25. Não gostei do porém.
26. Contemplei a paisagem.
27. Falta seriedade aos políticos.
28. Compreende isso?
29. Transmita meu recado a todos.
30. Contou suas mágoas.

Alunos,
Tragam as dúvidas no plantão.
Profª Cleide Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário